top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

O que é estudo de texto?

Atualizado: 18 de abr.

O que é estudo de texto?

O estudo de texto é um procedimento metodológico muito utilizados nos cursos de ensino superior. Suas principais contribuições são:


a) possibilitar a aquisição e produção de conhecimento;


b) propiciar conteúdos para elaboração de trabalhos acadêmicos;


c) conduzir a análise e interpretação de textos;


d) propiciar a utilização de métodos e técnicas de estudo;


e) possibilitar a eficiência e redução do tempo do estudo.


O estudo de texto deve ser constante para aqueles que desejam uma formação profissional de qualidade. Ele não se encerra no ensino superior, mas deverá ser realizado de forma continuada.


Para que o estudo de texto possa ter um maior aproveitamento é preciso a utilização de métodos e técnicas.


Conforme Severino (1999, p. 49) o texto-linguagem significa o meio intermediário pelas quais duas consciências se comunicam. Ele é o código que cifra a mensagem. Ao escrever um texto, o autor (emissor) codifica sua mensagem e o leitor (o receptor), ao ler um texto, decodifica a mensagem do autor, para então pensá-la, assimilá-la e personalizá-la, compreendendo-a.


Sobre essa questão é importante ressaltar que, no processo do estudo de texto, o leitor tenha consciência da questão tempo-espaço, ou seja, compreender que muitas vezes, uma obra foi escrita em um determinado contexto histórico-espacial, que foge ao contexto do leitor. É necessária que, no processo de análise e interpretação do texto, seja levada em consideração essa questão, evitando, assim, que o leitor venha a fazer uma crítica sem fundamento.


Metodologia científica

É importante saber que a palavra “texto” vem do latim textu, que significa tecido. O tecido que se conhece como pano, é feito a partir da trama de fios. Dependendo da forma como esses fios são traçados é que se tem um tecido mais denso ou não, e um tecido de boa qualidade ou não, dependendo da qualidade dos fios. Portanto, dependendo do nível de informações em um texto científico ele pode se constituir, também, numa trama de fios (DALAROSA, 1999, p. 100). Necessitando, assim, da análise e interpretação pelo leitor.


Para iniciar o estudo de texto, primeiramente deve-se definir qual o objetivo de estudo. Logo após, deve-se ir à busca do texto, que pode ser feita a partir de indicação por parte de um professor, visita a uma biblioteca, uma livraria, à internet etc. Antes de iniciar o estudo, é importante um contato geral com a obra, que pode ser feita através dos elementos: título, a editora, a data de publicação, a "orelha", o sumário, a referência, a apresentação, o prefácio, a introdução. Essas informações facilitarão na delimitação da unidade de leitura.


A unidade de leitura pode ser um livro ou um capítulo ou qualquer outra subdivisão de um livro que apresente uma unidade de sentido, ou seja, seu conteúdo esteja voltado para uma idéia central. Portanto, estudar um livro, corresponde a uma unidade de leitura; estudar um capítulo de um livro corresponde a uma unidade de leitura.


Estabelecida, a unidade de leitura, procede-se ao estudo do texto que pode ser feito através de três etapas ou tipos de análises: análise textual, análise temática e análise interpretativa.


Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referências utilizadas


DALAROSA, Adair Ângelo. Ciência, pesquisa e metodologia na universidade. In: LOMBARDI, José Claudinei (Org.). Pesquisa em educação: história, filosofia e temas transversais. Campinas, SP: UnC, 1999.


SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. 20. ed. rev. ampl. São Paulo: Cortez, 1999.



227 visualizações0 comentário
bottom of page