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Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

O que é conhecimento religioso?

Atualizado: 18 de abr.

Conhecimento religioso

O conhecimento religioso ou teológico (do grego: theos, que significa Deus e logos, discurso/tratado), consiste no estudo de Deus, investiga tudo que se diz respeito a Deus e a fé.


É um conhecimento que apresenta um conjunto de verdades aceitas pelos homens a partir da revelação divina e o que se revela é à vontade do deus, na qual o crente confia e cujo desígnio ele deve cumprir.


O conhecimento teológico apresenta respostas a questões não respondidas pelas outras modalidades de conhecimentos. Apóia-se em doutrinas, cujas proposições são sagradas por terem sido reveladas pelo sobrenatural. São consideradas verdades infalíveis, evidências nunca postas em dúvida pelos que têm .


Dentro do contexto da cultura ocidental, para competir com a filosofia e suplantá-la, a religião precisou oferecer-se sob a forma de provas racionais, conceitos, teses e teorias. Tornou-se teologia, ciência sobre Deus. Portanto, transformou os textos da história sagrada em doutrina (CHAUÍ, 1995, p. 312).


O conhecimento teológico, parte do pressuposto de que os textos sagrados, que não precisam necessariamente ser cristãos, constituem em um conjunto de verdades a que os homens chegaram mediante revelação divina. A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé decorrente da revelação de um criador.


Geralmente, esses textos sagrados não só explicam a ordem do mundo natural, mas também humano como obra do criador, apresentando origem, significado, finalidade e destino.


Conexões com Cristo

Pela lei divina, é instituída a ordem do mundo natural e humano. E essa lei, geralmente, foi revelada ao homem pelo ser divino, através de intermediários: profetas, videntes etc.

Os princípios subjetivos operativos que direcionam o filósofo ou o cientista são os sentidos da inteligência ou a razão natural; diferente acontece com o teólogo ou com o fiel que operam com a razão iluminada, elevada pelo dom sobrenatural e pela fé, conforme ensina a própria teologia. Onde o cientista ou filósofo vê um texto semelhante a inúmeros outros textos, o fiel, o crente, vê a palavra divina; e ao aceitar os textos sagrados como expressão da mente ou da ciência divina, o fiel abraça a doutrina da fé (RUIZ, 1996, p. 103-104).


Assim, o conhecimento teológico busca respostas na entidade divina para questões que, nem sempre, o conhecimento filosófico, vulgar ou científico, conseguem responder.


Se o conhecimento científico fundamenta-se na evidência dos fatos observados e experimentalmente controlados, e o do conhecimento filosófico de seus enunciados, na evidência da lógica, fazendo com que em ambos os modos de conhecimentos devem a evidência resultar da pesquisa dos fatos ou da análise dos conteúdos dos enunciados, no caso do conhecimento teológico o fiel, o crente não se detém nelas à procura de evidência, pois a toma da causa primeira, isto é, da revelação divina (LAKATOS; MARCONI, 1991, p. 79).


Atualmente, várias verdades do conhecimento teológico têm sido questionadas pela ciência e pela sociedade o que tem levado o conhecimento teológico a rever os seus ensinamentos e adaptar-se ao mundo contemporâneo.


São características do conhecimento teológico ou religioso:


a) inspiracional: os princípios subjetivos que direcionam o fiel e o crente ocorrem a partir da razão iluminada, elevada pelo dom sobrenatural e pela fé, fundamentada na palavra divina dos textos sagrados;


b) sistemático: os textos sagrados consistem em um conjunto de verdades reveladas, que não só explicam a ordem do mundo natural, mas também humano como obra do criador, apresentando origem, significado, finalidade e destino;


c) não verificável: é formado por um conjunto de verdades a que os homens chegaram mediante revelação divina. A adesão das pessoas passa a ser um ato de fé decorrente da revelação de um criador. Não está preocupado em colocar, à prova, as verdades reveladas;


d) acrítico: não há a preocupação da crítica de questionar o que foi revelado, de comprovar experimentalmente e de forma controlada a veracidade da verdade revelada; a verdade se dá pela fé e ao aceitar os textos sagrados como expressão da revelação divina, o fiel abraça a doutrina da fé;


e) infalível: as revelações divinas não podem ser demonstradas experimentalmente. São verdades da fé e, como tais, mistérios. São verdades inquestionáveis, verdades infalíveis e nunca postas em dúvida, pelos que têm fé. Portanto, é pela revelação e fé que se dá à explicação.


Indicação de leitura:

Bíblia
Conhecimento da bíblia

Bíblia

Resumo bíblico

Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referências utilizadas


CHAUI, Marilena. Convite à filosofia. 3. ed. São Paulo: Ática, 1995.


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.


RUIZ, João Álvaro. Metodologia científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996.




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