A hipótese é uma proposta de solução para o problema de pesquisa. É uma suposição formulada a partir da relação entre duas ou mais variáveis. O objetivo da pesquisa será o de confirmar ou negar a(s) hipótese(s) apresentada(s).
É importante destacar que um mesmo problema pode ter mais de uma hipótese. O processo de pesquisa estará voltado para a procura de evidências que comprovem, sustentem ou refutem a afirmativa feita na hipótese.
Dependendo do tipo de pesquisa as hipóteses podem ser substituídas por questões norteadoras, questões de estudo ou questões de pesquisa (termos muito utilizados nas ciências sociais e humanas). Segundo Alves (2003 apud. RODRIGUES, 2009, p. 164), as questões norteadoras, se respondidas permitem clarificar o problema; funcionam como roteiro de pesquisa e é útil correlacionar as questões com a metodologia a ser empregada na pesquisa.
Os objetivos dividem-se em: objetivo geral que corresponde ao o que se pretende alcançar com a realização da pesquisa e está relacionado ao problema; objetivos específicos que definem etapas a serem cumpridas para alcançar o objetivo geral. Na elaboração dos objetivos você deve levar em consideração:
a) utilizar o verbo no tempo infinitivo;
b) os verbos mais usuais na elaboração do objetivo geral são: analisar, estudar, explicar, entender, compreender, descrever, avaliar, conhecer etc.;
c) os verbos mais usuais na elaboração dos objetivos específicos são: distinguir, enumerar, identificar, classificar, comparar, relacionar, verificar, listar, levantar etc.;
d) os objetivos devem ser claros, explícitos e concisos;
e) cada objetivo deve expressar apenas uma idéia, deve apresentar apenas um sujeito e um complemento.
EXEMPLOS:
TEMA 1: Educação de Jovens e Adultos
PROBLEMA: O programa do Núcleo de Educação Afonso Pena contribuiu para a educação de jovens e adultos?
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Contribuição do programa do Núcleo de Educação Afonso Pena para a educação de jovens e adultos, no município de São Carlos, na década de 1990.
QUESTÕES NORTEADORAS:
- As metodologias de ensino utilizadas pelo NEAP contribuiu para a educação de jovens e adultos?
- As ações do NEAP contribuíram para o ensino-aprendizagem de jovens e adultos?
- As propostas do NEAP para a educação de jovens e adultos foram direcionadas para a realidade cotidiana do aluno?
- O programa educacional para jovens e adultos do NEAP atende as Diretrizes Curriculares Nacionais?
OBJETIVOS
Geral:
Analisar a contribuição do programa do Núcleo de Educação Afonso Pena para a educação de jovens e adultos, no município de São Carlos, na década de 1990.
Específicos:
- Caracterizar o perfil socioeconômico dos alunos do programa do NEAP;
- Verificar o grau de formação educacional do corpo docente do NEAP;
- Verificar se as metodologias de ensinos utilizadas pelo NEAP contribuíram para a educação de jovens e adultos;
- Identificar as principais ações do NEAP na relação ensino-aprendizagem;
- Verificar se as propostas do NEAP, na relação ensino-aprendizagem, refletiram na realidade cotidiana do aluno;
- Analisar se o programa educacional de jovens e adultos do NEAP está de acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais;
- Avaliar o sistema de avaliação utilizado na relação ensino-aprendizagem.
TEMA 2: O comércio informal
PROBLEMA: O comércio informal contribui para a sobrevivência do vendedor ambulante?
DELIMITAÇÃO DO TEMA: A importância do comércio informal para a sobrevivência do vendedor ambulante no Bairro Siqueira Campos, no município de Aracaju, ano 2023.
QUESTÕES DE PESQUISA
- Quais os principais fatores que levaram o trabalhador a entrar no mercado informal?
- O comércio informal ambulante apresenta um processo de comercialização simples?
- É possível a obtenção de rendimentos financeiros que possibilite a sobrevivência do comerciante e/ou sua família?
- Há uma organização espacial-temporal que contribui para o desenvolvimento dessa atividade?
OBJETIVOS
GERAL:
Explicar a importância do comércio informal para a sobrevivência do vendedor ambulante no Bairro Siqueira Campos, no município de Aracaju, no ano 2023.
ESPECÍFICOS:
- Verificar a origem do comércio ambulante informal na área;
- Conhecer o perfil socioeconômico dos vendedores ambulantes;
- Identificar quais os principais motivos que levaram esses trabalhadores a entrar no mercado informal;
- Verificar a importância econômica dessa atividade para os ambulantes;
- Verificar o grau de instrução escolar do comerciante;
- Caracterizar o processo de comercialização.
TEMA 3 (SOARES, 2003, p. 45-48): “O hipocampo e sua função na formação e consolidação de memória.
PROBLEMA: Qual a importância das células granulares do hipocampo (CA1) para a formação e consolidação de memória de curta e de longa duração?
DELIMITAÇÃO DO TEMA: Formação e consolidação de memória de curta e de longa duração em pacientes com lesão em células granulares (campo CA1) do hipocampo.
HIPÓTESE:
- As células granulares do hipocampo (CA1) estão correlacionadas com a formação e com a consolidação da memória de curta duração. Porém não são necessárias para a manutenção da memória de longa duração.
OBJETIVOS:
GERAL:
Estudar a função do hipocampo na formação e consolidação da memória.
ESPECÍFICOS:
- Apresentar as principais teorias neuropsicológicas sobre a natureza e a duração da memória;
- Descrever o hipocampo anatômica e fisiologicamente;
- Analisar alguns experimentos sobre lesões seletivas nas células granulares do hipocampo em animais;
- Descrever alguns casos clínicos, descritos na literatura médica, de pacientes que sofreram lesão hipocampo, em especial lesões que afetaram as células granulares do hipocampo;
- Analisar a teoria neuropsicológica subjacente à avaliação desses casos clínicos;
- Estudar a formação e consolidação de memória de curta e de longa duração em pacientes com lesão em células granulares (campo CA1) do hipocampo.”
Autoria do texto
Auro de Jesus Rodrigues