Os elementos geralmente requeridos na estrutura do projeto de pesquisa são os seguintes:
Capa (1 folha)
Deve conter os seguintes elementos: nome da intituição; nome do curso; nome completo do autor do projeto; indicativo da natureza do projeto de pesquisa; título do trabalho e subtítulo (se houver); local e o ano.
Folha de Rosto (1 folha)
Colocar na folha de rosto os seguintes elementos: o nome do autor do projeto; a natureza do trabalho; a instituição a que se destina e objetivo acadêmico; o nome do orientador; a cidade e o ano de realização do trabalho.
Sumário (1 folha)
Nele são apresentadas as partes que compõem o projeto de pesquisa, com as respectivas numerações das páginas.
Introdução (1 a 5 folhas)
Apresenta-se a problematização, discutindo o assunto de forma sintética. Também, é apresentado o tema delimitado.
A introdução é uma exposição sucinta do problema, não devendo se prolongar em explicações, já que os resultados para a solução do problema serão obtidos com a execução da pesquisa.
Objetivos (1 a 2 folhas)
Apresentam a relação dos objetivos propostos. São iniciados com o verbo no infinitivo. Apresenta o objetivo geral e os objetivos específicos.
Hipóteses de pesquisa (1 a 2 folhas)
Apresenta a relação de hipóteses de pesquisa.
Justificativa (1 a 5 folhas)
Deve apresentar as razões que o levaram a estudar determinado tema. Mostrar a contribuição que a pesquisa pode oferecer no campo social e no âmbito do conhecimento científico.
Referencial Teórico (5 a 15 folhas)
Consiste em explicar os pressupostos teóricos, esclarecer os conceitos e ideias a serem utilizadas, fundamentando e balizando todo desenvolvimento da pesquisa. Deverá ser feita uma pesquisa bibliográfica sobre o assunto, ou seja, uma revisão de literatura. É de fundamental importância a colocação na redação do referencial teórico citações diretas e citações indiretas dos autores que tratam sobre o assunto.
Procedimentos Metodológicos ( 2 a 5 folhas)
Estão relacionados com o delinear, o modo, a maneira como se procederá a pesquisa. Você deve apresentar o conjunto de procedimentos metodológicos (métodos, técnicas, materiais etc.) que serão utilizados e seguidos para a realização da pesquisa.
Você irá definir onde e como será realizada a pesquisa. Definirá o método, o tipo de pesquisa, a população (universo da pesquisa), a amostragem, os instrumentos de coleta de dados e a forma como pretende tabular e analisar seus dados.
Cronograma (1 folha)
Faz-se uma previsão do tempo que será utilizado para realização da pesquisa. Devem constar no cronograma as atividades e o tempo de duração para cada fase da pesquisa. É comum apresentar as etapas ou fases por meses.
Geralmente, é apresentado no cronograma o tempo que será gasto para: pesquisa bibliográfica, elaboração do instrumental de coleta de dados, coleta de dados, tabulação, análise e interpretação dos dados, redação e revisão, digitação do texto e a entrega do relatório de pesquisa.
Orçamento (1 folha)
Refere-se ao levantamento de custos da pesquisa, neste caso, deve-se relacionar tudo o que será necessário à execução do trabalho: recursos humanos, recursos materiais e serviços.
Referências (1 a 5 folhas, depende do números de bibliografias utilizadas)
Neste item você deverá relacionar as fontes consultadas e referenciadas no projeto e as que podem vir a fundamentar a pesquisa em si. Os registros devem obedecer às normas da ABNT NBR 6023.
Modelos
Capa e Folha de Rosto
Sumário e Introdução
Objetivos e Hipóteses
Justificativas e Referencial Teórico
Procedimentos Metodológicos e Cronograma
Orçamento e Referências
Autoria do texto
Auro de Jesus Rodrigues
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