top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

Disciplina Metodologia Científica

Atualizado: 29 de jan.

Disciplina Metodologia Científica

Muitos estudantes, no seu primeiro dia de aula na disciplina de Metodologia Científica, ficam logo curiosos em saber o que é Metodologia Científica; qual a importância para o seu curso; qual o objetivo da disciplina.


Procurando não ser prolixo e polemizar sobre essas questões é possível explicá-las de forma clara e objetiva, apesar de haver grande discussão dos profissionais que lecionam ou escrevem sobre a metodologia científica.

O que é Metodologia Científica?


Etimologicamente a palavra Metodologiavem do grego metá que significa através de, a seguir; hodós, caminho; logos, estudo.


A Metodologia consiste em estudar e avaliar os vários métodos, observando suas limitações ou implicações de sua utilização. A Metodologia, em um nível aplicado, examina e avalia as técnicas de pesquisa bem como a geração ou verificação de novos métodos, que conduzem à captação e processamento de informações objetivando a resolução de problemas de investigação (BARROS; LEHFELD, 2000, p. 1-14).


Assim sendo, pode-se dizer que a Metodologia Científica consiste no estudo, geração e verificação dos métodos, técnicas e processos utilizados na investigação e resolução de problemas, para o desenvolvimento do conhecimento científico. O conhecimento científico se constrói através da investigação científica, da pesquisa utilizando-se da metodologia.


A Metodologia é uma preocupação instrumental que trata das formas de se fazer ciência, cuidando dos procedimentos, das ferramentas e dos caminhos. A finalidade da ciência é tratar a realidade teórica e prática sendo que, para atingir essa finalidade, colocam-se vários caminhos. Disto trata a metodologia. A ciência propõe-se a captar e manipular a realidade, já a metodologia desenvolve a preocupação em torno de como chegar a isto (DEMO, 1987, p. 19-20).


Qual a importância da Metodologia Científica para o seu curso?


No decorrer do curso, muitos professores solicitaram aos alunos diversos tipos de trabalhos, muitos dentro do contexto científico. É importante que a organização e o conteúdo desses trabalhos não sejam elaborados de forma dispersa, sem uma estrutura e fundamentação lógica, objetiva, sistemática, analítica e o rigor metodológico.


Portanto, a Metodologia Científica, enquanto disciplina, deve possibilitar ao aluno aprender a estudar e a elaborar os trabalhos acadêmicos, de acordo com os procedimentos e normas metodológicas, e normas oficializadas por instituições especializadas. Também, ao pensar de forma lógica, sistemática, analítica e crítica.


A disciplina Metodologia Científica está baseada em diretrizes aptas a instrumentar o aluno no que tange ao estudo e ao aprendizado; a colaborar com o crescimento intelectual do aluno e para a formação de um compromisso científico frente à realidade empírica. Ela vem para auxiliar na formação profissional do acadêmico, uma formação profissional competente, bem como uma formação social e política, que o conduzirá a ler, crítica e analiticamente, o seu cotidiano (BARROS; LEHFELD, 2000, p. 4-10).


O aluno deve compreender que o seu cotidiano social está inserido em um determinado espaço-tempo, bem como os fenômenos a serem estudados por ele. É importante que seja levada em consideração essa questão do espaço-tempo na escolha de uma metodologia coerente no sentido de uma leitura dessa realidade em que ele vive, na solução dos problemas e na contribuição para a transformação da sociedade.


A Metodologia Científica é uma disciplina auxiliar na formação profissional, intelectual, social e instrumental do aluno para a realidade que deverá atuar em sociedade.


Qual o objetivo da disciplina?


Enquanto disciplina, pode-se apresentar não um único objetivo, mas relacionar alguns objetivos, como:


a) analisar o conhecimento e suas diversas abordagens ou tipos, enfatizando a importância e características do conhecimento científico;


b) analisar o método científico, tipos e características e sua importância para a ciência;


c) apresentar conhecimentos necessários de procedimentos, técnicas e instrumentais que possibilitem um melhor aproveitamento nos estudos do aluno, como: planejamento e disciplina de estudo; leitura e análise de texto; técnicas de sublinhar, esquematizar, resumir, fichamento etc.;


d) apresentar fundamentos metodológicos que possibilitem a investigação científica e a elaboração de trabalhos acadêmicos: pesquisa bibliográfica, artigo científico, relatório, projeto de pesquisa, pesquisa científica, monografia etc.;


e) conhecer normas oficializadas, de instituições especializadas, para a elaboração de trabalhos acadêmicos;


f) oferecer referenciais teóricos e práticos para desenvolver no aluno a atitude do espírito científico;


g) apresentar conhecimentos teóricos, técnicos e instrumentais que possibilitem ao desenvolvimento de habilidades de trabalho individual, em grupo e apresentação de trabalhos acadêmicos;


h) contribuir para a formação profissional, sob o aspecto do pensar crítico, sistemático e analítico possibilitando o interesse à investigação científica e soluções de problemas;


i) apresentar referenciais teóricos e práticos possibilitando ao aluno seguir seu curso de nível superior e vivenciar a vida universitária.


A Metodologia Científica é a disciplina que deve possibilitar ao aluno, os caminhos necessários para o auto-aprendizado e ao estudo da ciência em seus métodos e técnicas. Também, é uma disciplina que não só deve transmitir conhecimentos, mas possibilitar ao aluno a relação teoria e prática e a produzir conhecimento.


Esses objetivos serão alcançados se houver o compromisso do trabalho em conjunto: professor e aluno.


Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referências utilizadas


BARROS, Aidil Jesus da Silva; LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de Metodologia Científica: um guia para iniciação científica. 2. ed. ampl. São Paulo: MAKRON Booksd, 2000.


DEMO, Pedro. Introdução à metodologia da ciência. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.





50 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page