top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

Como sublinhar um texto?

Atualizado: 18 de abr.

Como sublinhar um texto

Sublinhar é uma técnica importante utilizada para destacar as idéias principais e os pormenores mais importantes de um texto. Através do sublinhar é possível uma melhor compreensão na organização das idéias do autor.


A técnica de sublinhar facilita a elaboração de esquema, resumo e o estudo de texto. Contribui para a visualização, ordenamento das idéias, leitura, memorização e compreensão do assunto.


Conforme Andrade (2001, p. 25), o requisito fundamental para aplicar a técnica de sublinhar é a compreensão do assunto do texto, pois este é o único processo que possibilita a identificação das idéias principais e secundárias. Não devendo sublinhar parágrafos ou frases inteiras, mas apenas palavras-chave ou grupo de palavras. A preocupação de se utilizar o vocabulário próprio ou o vocabulário do autor é improcedente, pois o que se resumem não são apenas as palavras, mas as idéias contidas no texto.


Assim sendo, na elaboração de um esquema ou um resumo, utilizando-se da técnica de sublinhar, o estudante pode utilizar somente as suas palavras, somente as palavras do autor ou a junção de suas palavras com as do autor, desde que permaneçam as idéias do texto.


Os procedimentos necessários para sublinhar são:


a) realizar uma primeira leitura global do texto, para o esclarecimento de informações pertinentes a vocabulário, termos técnicos e conceitos; utilizar simbologias ao lado dessas informações para posterior esclarecimentos;


b) realizar uma segunda leitura para compreensão do texto, sublinhando as idéias principais e os pormenores mais importantes;


c) sublinhas com dois traços as idéias principais e utilizar um traço para as idéias secundárias;


d) evitar sublinhar em excesso para não sobrecarregar o texto;


e) não sublinhar com caneta para não ocorrer a perda do material ou possível correção das palavras sublinhadas, também, para que essa prática não seja levada para obras alheias;


f) realizar uma leitura através das palavras sublinhadas para verificar se há sentido.


Após sublinhar o texto, pode-se prosseguir na elaboração do esquema e, logo após, a elaboração do resumo.


É importante ressaltar que a utilização da técnica de sublinhar é para facilitar na compreensão do assunto. Portanto, deve ser possível a leitura do texto através das palavras sublinhadas. A técnica de sublinhar torna-se eficiente quando praticada constantemente.


Metodologia científica

Exemplo:


a) texto sublinhado


RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.


Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se justificaria o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurasse, principalmente, aproveitar ao máximo o tempo, dilatado por mais de três horas, que o aluno passa diariamente na sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora de sala de aula, surdo aos convites da televisão e dos amigos, que, por outro lado, fosse desinteressado pelo rendimento de seu tempo durante as aulas.


O aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva a sério sua vida de estudos.


Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la. E é muito importante que se esteja em sala desde o início das aulas, primeiro porque aquele que chega depois do início da aula tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, em segundo lugar, porque geralmente quem chega atrasado causa certa perturbação e prejudica o andamento da aula. Quando não houver outra opção senão a de chegar atrasado, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção. Há tipos que batem à porta, pedem licença, cumprimentam o professor, justificam-se do atraso e caminham lentamente até a última cadeira, parando de quando em quando para murmurar aos ouvidos deste ou daquele colega, sentando-se finalmente, após alinhar melhor sua cadeira com um razoável estrépito! E quando alguns daqueles que estão sempre prontos para tudo o que represente perda de tempo se voltam para vê-lo, o ridículo autodespoliciado está sorrindo de felicidade por ter sido objeto de alguma consideração.


Não basta ir às aulas e chegar antes de seu início. É preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. Quem só leva o jornal ou alguma revista ilustrada carrega consigo estímulos à distração própria e à dos companheiros. É preciso levar os livros recomendados pelo professor, o texto que serviu para a preparação da aula, bem como o material para apontamentos.


É muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior consiste em deixar fora da sala todo problema que nada tem a ver com a aula. É este silêncio interior que permite concentração mais profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima necessário ao bom rendimento da aula. O barulho e as conversinhas em sala distraem os demais e refletem no próprio ânimo do professor. Não é fácil manter-se em ritmo de trabalho, de dedicação e concentração diante de uma classe barulhenta e de alunos conversadores. Querem os alunos que uma aula seja boa? Comecem por oferecer ao professor condições materiais de trabalho. [...]


b) esquema do texto


RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.


Como aproveitar o tempo das aulas


Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos.


Para aproveitar o tempo das aulas:


a) É preciso freqüentá-la


- esteja desde o início, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, quem chega atrasado causa perturbação e prejudica o andamento da aula.


b) É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia


- os livros, o texto que serviu para a preparação da aula e material para apontamentos.


c) É importante o silêncio exterior não distrair os outros e silêncio interior não distrair a si próprio


- O silêncio interior é deixar fora todo problema que nada tem a ver com a aula.


- O silêncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.


c) resumo do texto


RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.


Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. Para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la, que se esteja desde o início, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, quem chega atrasado causa perturbação e prejudica o andamento da aula. É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia: os livros, o texto que serviu para a preparação da aula e material para apontamentos. É importante o silêncio exterior não distrair os outros e silêncio interior não distrair a si próprio. O silêncio interior é deixar fora todo problema que nada tem a ver com a aula. O silêncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.


Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referência utilizada


ANDRADE, Maria Margarida de. Introdução à metodologia do trabalho científico: elaboração de trabalhos na graduação. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2001.


158 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page