O resumo consiste em reduzir um texto em suas principais idéias de forma clara e concisa. Para um melhor desempenho na elaboração do resumo, é importante que se faça anteriormente o sublinhar e o esquema do texto a ser resumido.
Segundo Lakatos e Marconi (1991, p. 68) a finalidade do resumo é a difusão das informações contidas em livros, artigos etc., permitindo a quem o ler decidir sobre a conveniência ou não de consultar o texto completo.
Tal fato decorre de que, geralmente, as obras apresentam o resumo anterior ao seu conteúdo, cabendo ao leitor decidir sobre a conveniência da leitura da obra completa. Outro fato também ocorre com os artigos científicos que, geralmente, são resumos de resultados de pesquisas realizadas.
A elaboração de resumo contribui para:
a) capacitar a análise e a síntese;
b) interpretação de texto;
c) fixação de conteúdo;
d) melhoria na escrita;
e) aquisição e produção de conhecimento;
f) domínio de técnicas metodológicas;
g) preparação para as avaliações.
Os procedimentos necessários para elaboração de resumo são:
a) fazer uma análise temática do texto;
b) sublinhar as idéias principais e os pormenores mais importantes do assunto;
c) elaborar o esquema;
d) redigir o resumo utilizando-se das principais idéias do autor;
e) confrontar o resumo com o texto estudado, verificando se nenhuma idéia ficou faltando.
Exemplo:
a) texto sublinhado
RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.
Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se justificaria o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurasse, principalmente, aproveitar ao máximo o tempo, dilatado por mais de três horas, que o aluno passa diariamente na sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora de sala de aula, surdo aos convites da televisão e dos amigos, que, por outro lado, fosse desinteressado pelo rendimento de seu tempo durante as aulas.
O aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva a sério sua vida de estudos.
Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la. E é muito importante que se esteja em sala desde o início das aulas, primeiro porque aquele que chega depois do início da aula tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, em segundo lugar, porque geralmente quem chega atrasado causa certa perturbação e prejudica o andamento da aula. Quando não houver outra opção senão a de chegar atrasado, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção. Há tipos que batem à porta, pedem licença, cumprimentam o professor, justificam-se do atraso e caminham lentamente até a última cadeira, parando de quando em quando para murmurar aos ouvidos deste ou daquele colega, sentando-se finalmente, após alinhar melhor sua cadeira com um razoável estrépito! E quando alguns daqueles que estão sempre prontos para tudo o que represente perda de tempo se voltam para vê-lo, o ridículo autodespoliciado está sorrindo de felicidade por ter sido objeto de alguma consideração.
Não basta ir às aulas e chegar antes de seu início. É preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. Quem só leva o jornal ou alguma revista ilustrada carrega consigo estímulos à distração própria e à dos companheiros. É preciso levar os livros recomendados pelo professor, o texto que serviu para a preparação da aula, bem como o material para apontamentos.
É muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior consiste em deixar fora da sala todo problema que nada tem a ver com a aula. É este silêncio interior que permite concentração mais profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima necessário ao bom rendimento da aula. O barulho e as conversinhas em sala distraem os demais e refletem no próprio ânimo do professor. Não é fácil manter-se em ritmo de trabalho, de dedicação e concentração diante de uma classe barulhenta e de alunos conversadores. Querem os alunos que uma aula seja boa? Comecem por oferecer ao professor condições materiais de trabalho. [...]
b) esquema do texto
RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.
Como aproveitar o tempo das aulas
Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos.
Para aproveitar o tempo das aulas:
a) É preciso freqüentá-la
- esteja desde o início, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, quem chega atrasado causa perturbação e prejudica o andamento da aula.
b) É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia
- os livros, o texto que serviu para a preparação da aula e material para apontamentos.
c) É importante o silêncio exterior não distrair os outros e silêncio interior não distrair a si próprio
- O silêncio interior é deixar fora todo problema que nada tem a ver com a aula.
- O silêncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.
c) resumo do texto
RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.
Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. Para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la, que se esteja desde o início, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, quem chega atrasado causa perturbação e prejudica o andamento da aula. É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia: os livros, o texto que serviu para a preparação da aula e material para apontamentos. É importante o silêncio exterior não distrair os outros e silêncio interior não distrair a si próprio. O silêncio interior é deixar fora todo problema que nada tem a ver com a aula. O silêncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.
Autoria do texto
Auro de Jesus Rodrigues
Referência utilizada
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.
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