top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

Como esquematizar um texto?

Atualizado: 18 de abr.


Como esquematizar um texto

O esquema de um texto corresponde a uma representação sumária de seu assunto; um conjunto de tópicos hierarquizados. Nele deve conter as principais idéias do autor. No estudo de texto ele é elaborado logo após o sublinhar e antes do resumo.


Na elaboração do esquema deve-se hierarquizar as idéias de acordo com a estrutura lógica do assunto.


O esquema é bastante utilizado na elaboração de resumo, apresentação de seminário, exposição de aula e diversas outras atividades. Contribui para a organização, memorização e compreensão das idéias de um texto.


Pode ser representado sob diversas formas, utilizando-se diversos tipos de simbologia. Todavia, o esquema deve estar de acordo com procedimentos metodológicos.


Os critérios importantes para a sua elaboração são:


a) sublinhar o texto;


b) identificar a referência da obra no esquema;


c) manter a fidelidade das idéias do texto estudado;


d) apresentar a hierarquia das idéias do autor, das mais importantes para as conseqüentes;


e) apresentar as idéias de acordo com a estrutura: introdução, desenvolvimento e conclusão;


f) utilizar simbologias de acordo com a hierarquia das idéias do autor;


g) não sobrecarregar o esquema com informações desnecessárias para não prejudicar a compreensão do mesmo;


h) quando o esquema for utilizado para apresentação deve atender a compreensão por parte do expositor e do público alvo.


Metodologia científica

Exemplo:


a) texto sublinhado


RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.


Na quase generalidade dos casos, acreditamos que o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. E não se justificaria o esforço de encontrar ou fazer aparecer pequenos espaços para os estudos dentro da jornada de trabalho, se não se procurasse, principalmente, aproveitar ao máximo o tempo, dilatado por mais de três horas, que o aluno passa diariamente na sala de aula. Aliás, ninguém compreenderia o aluno empenhado nos estudos fora de sala de aula, surdo aos convites da televisão e dos amigos, que, por outro lado, fosse desinteressado pelo rendimento de seu tempo durante as aulas.


O aluno que não aproveita o tempo das aulas com empenho já está julgado: não leva a sério sua vida de estudos.


Em primeiro lugar, para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la. E é muito importante que se esteja em sala desde o início das aulas, primeiro porque aquele que chega depois do início da aula tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, em segundo lugar, porque geralmente quem chega atrasado causa certa perturbação e prejudica o andamento da aula. Quando não houver outra opção senão a de chegar atrasado, seja discreto e sente-se logo, sem chamar muito a atenção. Há tipos que batem à porta, pedem licença, cumprimentam o professor, justificam-se do atraso e caminham lentamente até a última cadeira, parando de quando em quando para murmurar aos ouvidos deste ou daquele colega, sentando-se finalmente, após alinhar melhor sua cadeira com um razoável estrépito! E quando alguns daqueles que estão sempre prontos para tudo o que represente perda de tempo se voltam para vê-lo, o ridículo autodespoliciado está sorrindo de felicidade por ter sido objeto de alguma consideração.


Não basta ir às aulas e chegar antes de seu início. É preciso levar consigo material adequado ao trabalho do dia. Quem só leva o jornal ou alguma revista ilustrada carrega consigo estímulos à distração própria e à dos companheiros. É preciso levar os livros recomendados pelo professor, o texto que serviu para a preparação da aula, bem como o material para apontamentos.


É muito importante guardar silêncio exterior para não distrair os outros e silêncio interior para não distrair a si próprio. O silêncio interior consiste em deixar fora da sala todo problema que nada tem a ver com a aula. É este silêncio interior que permite concentração mais profunda e menos cansativa. O silêncio exterior cria o clima necessário ao bom rendimento da aula. O barulho e as conversinhas em sala distraem os demais e refletem no próprio ânimo do professor. Não é fácil manter-se em ritmo de trabalho, de dedicação e concentração diante de uma classe barulhenta e de alunos conversadores. Querem os alunos que uma aula seja boa? Comecem por oferecer ao professor condições materiais de trabalho. [...]


b) esquema do texto


RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.


Como aproveitar o tempo das aulas


Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos.


Para aproveitar o tempo das aulas:


a) É preciso freqüentá-la


- esteja desde o início, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, quem chega atrasado causa perturbação e prejudica o andamento da aula.


b) É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia


- os livros, o texto que serviu para a preparação da aula e material para apontamentos.


c) É importante o silêncio exterior não distrair os outros e silêncio interior não distrair a si próprio


- O silêncio interior é deixar fora todo problema que nada tem a ver com a aula.


- O silêncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.


c) resumo do texto


RUIZ, João Álvaro. Como aproveitar o tempo das aulas. In: ______. Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1996. p. 29-30.


Na quase generalidade dos casos, o tempo que o aluno passa nas salas de aula constitua a maior parte do tempo que dedica aos estudos. Para aproveitar o tempo das aulas, é preciso freqüentá-la, que se esteja desde o início, pois aquele que chega depois tem dificuldade de apanhar-lhe o fio e, quem chega atrasado causa perturbação e prejudica o andamento da aula. É preciso levar o material adequado ao trabalho do dia: os livros, o texto que serviu para a preparação da aula e material para apontamentos. É importante o silêncio exterior não distrair os outros e silêncio interior não distrair a si próprio. O silêncio interior é deixar fora todo problema que nada tem a ver com a aula. O silêncio exterior cria o clima ao bom rendimento da aula.


Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues



1.333 visualizações0 comentário
bottom of page