top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

Biblioteca

Atualizado: 19 de abr.

Biblioteca

Uma biblioteca é o local onde se guardam documentos e se trabalha com a informação. O estudante ao iniciar seus estudos na universidade, é importante que faça uma visita à biblioteca para poder se familiarizar com ela, já que grande parte de seu material de estudo encontra-se na biblioteca.


É importante que o professor, no início do curso, visite a biblioteca com seus alunos.


Segundo Inácio Filho (1995, p. 19), pode-se dizer que a biblioteca é o pulmão da universidade, onde são encontrados o que se produziu ou se produz no campo do conhecimento. É onde se encontra catalogada a produção interna e o seu diálogo com a ciência do mundo, devendo ser, portanto, uma instituição viva e não mumificada. A biblioteca fornece o material necessário ao desenvolvimento da educação crítica, onde se pode almejar não apenas o conhecimento trabalhado em sala de aula, mas também o das leituras.


Portanto, é importante esse contato inicial do estudante para que se possa obter informações de como utilizar os serviços prestados pela biblioteca, já que durante o decorrer da sua vida universitária ele realizará pesquisas e deverá saber percorrer os espaços da biblioteca à procura de materiais escritos que serão utilizados em seus trabalhos acadêmicos.


A orientação para uso da Biblioteca é feita pelo bibliotecário ou pelo pessoal do atendimento, que deve orientar o aluno quanto à utilização da base de dados e a localização das obras nas estantes.


Há um elo de ligação entre professor, aluno e biblioteca, pois muito dos livros que se encontram no acervo da biblioteca são de recomendações feitas pelos professores das disciplinas.


Metodologia científica

Esse acervo, indicado pelos professores, consta de obras dos primeiros pensadores da área de conhecimento, como, também, obras contemporâneas.


Assim sendo, é importante que não só o aluno utilize a biblioteca, mas também que o professor visite periodicamente a biblioteca para verificar se o acervo atende, qualitativamente e quantitativamente, à disciplina que leciona. Qualitativamente, verificando, por exemplo, se as edições disponíveis estão atualizadas, se os livro indicados da bibliografia básica da disciplina encontra-se no acervo. Quantitativamente, se o número de exemplares solicitado foi atendido.


O professor, antes de adotar um título específico para ser trabalhado em sala de aula, deve verificar se este se encontra no acervo, para que os alunos possam ter acesso a ele.


Geralmente, nas bibliotecas existem três tipos de fichários que possibilitam ao aluno a localizar o material que está procurando no acervo, são eles:


a) fichário de autores;


b) fichário de títulos;


c) fichário de assuntos.


Além desses fichários com fichas de papel, muitas faculdades e universidades estão informatizando suas bibliotecas, possibilitando ao aluno, a partir de terminais computadorizados, fazer a consulta a partir dos mesmos elementos: autor, título ou assunto.


Pesquisa

Na biblioteca pode-se encontrar diversos tipos de documentos, como:


a) documentos manuscritos;


b) documentos impressos: livros, catálogos, folhetos, textos, processos, pareceres, correspondência publicada etc.;


c) documentos periódicos: jornais, revistas, anuários, boletins etc.;


d) documentos xerocopiados, mimeografados, gravações de áudio e vídeo, microfilmes que reproduzem outros documentos;


e) mapas, planos, desenhos, documentos fotográficos etc.


Esses documentos segundo Gil (1991, p. 49-50) podem ser classificadas em:


a) livros de leitura corrente: obras de gêneros literários (romance, poesia, teatro etc.); obras de divulgação que proporcionam conhecimentos científicos ou técnicos;


b) livros de referências: referência informativa que são os dicionários, enciclopédias, anuários e almanaques; referência remissiva que corresponde aos catálogos;

c) publicações periódicas: são os jornais e revistas;


d) impressos diversos.


Geralmente, a maior parte do acervo de uma biblioteca constitui-se em fontes secundárias, ou seja, são fontes de segunda mão, produzidas a partir das fontes primárias, como por exemplo: livros, revistas e artigos científicos. Já as fontes primárias, em menor proporção, são fontes de primeira mão, constituídas por obras ou materiais originais, como exemplo: fotografias, fitas de vídeo, gravações, leis, decretos, manuscritos, ofícios, atas.


Nos últimos anos, a internet se tornou um importante veículo de transmissão de conhecimentos e muitas faculdades e universidades, em suas bibliotecas, têm proporcionado aos seus alunos o acesso a esse veículo. Todavia, é necessário que o aluno não só tenha acesso ao uso da internet, mas que desenvolva a capacidade de analisar criticamente a qualidade das informações obtidas através desse veículo de informação.


A biblioteca não é um local somente para a busca de livros, revistas, jornais etc., para pesquisa, mas um local para estudo tendo em vista, que a maioria das bibliotecas oferecem locais para que o aluno possa estudar e desenvolver seus trabalhos. Muitos cientistas renomados passaram boa parte de sua vida universitária dentro de uma biblioteca.


Hoje, várias faculdades e universidades, têm em suas bibliotecas, ambientes de: leitura, cinemas, jogos, computadores com acesso a internet, vídeo etc.


Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referências utilizadas


GIL, Antonio C. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 4. ed. São Paulo: Atlas, 1991.


INÁCIO FILHO, Geraldo. A monografia na universidade. Campinas, SP: Papirus, 1995.



3 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page