top of page
Buscar
Foto do escritorAuro de Jesus Rodrigues

Artigo científico o que é?

Atualizado: 19 de abr.

Artigo científico

O artigo científico constitui-se num pequeno trabalho escrito que trata sobre um determinado assunto e que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas e resultados de trabalhos de natureza científica. A finalidade do artigo científico consiste na difusão de informações sobre pesquisas realizadas, apresentando os resultados alcançados, sejam eles preliminares ou finais.


Segundo Lakatos e Marconi (1991, p. 238), o artigo científico apresenta o resultado de estudos ou pesquisa e diferencia-se de outros tipos de trabalhos científicos pela sua reduzida dimensão e conteúdo, são publicados em revistas ou periódicos especializados.


O artigo científico pode ser classificado em:


a) artigo original: quando apresenta temas ou abordagens originais;


b) artigo de revisão: quando resume, analisa e discute informações de trabalhos já publicados.


A estrutura do artigo científico consiste em:


a) cabeçalho: Título e subtítulo (se houver) do artigo;


b) autor (es) do artigo seguido de um indicador em asterisco para informar, em rodapé, na página de abertura, as suas credenciais;


c) resumo: vem logo após o nome do autor, apresentando de forma concisa, clara e objetiva o conteúdo do artigo, não ultrapassando 250 palavras;


d) palavras-chave: devem ser colocadas logo abaixo do resumo;


e) corpo do artigo:

- introdução: deve apresentar a delimitação do assunto, os objetivos, a justificativa do trabalho e a metodologia utilizada,


- desenvolvimento: exposição e demonstração, discussão e avaliação dos resultados do estudo. Apresentando objetividade, concisão e clareza. Pode ser dividido em seções e subseções,


- conclusão: apresentam as conclusões referentes aos objetivos e hipóteses;


Metodologia científica

f) título e subtítulo (se houver) do artigo: em língua estrangeira, logo após o corpo do artigo;


g) resumo: em língua estrangeira;


h) palavras-chave: em língua estrangeira;


i) referências: deve-se obedecer à norma da ABNT, NBR 6023;


j) glossário (se houver);


l) apêndice e/ou anexo (se houver);


m) nota(as) explicativa(s) (se houver): deve configurar no rodapé, na parte do texto em que está sendo citada. A numeração das notas é feita em algarismo arábico e consecutivo.


Na elaboração de um artigo científico, devem ser respeitadas as normas oficializadas que possibilitam a sua organização. Geralmente, as empresas de divulgação de artigos científicos, se baseiam na norma da ABNT, NBR 6022. Todavia, tendo em vista custos e concorrência, essas empresas divulgadoras realizam pequenas mudanças na organização do artigo. Portanto, convém, antes de enviar um artigo para a sua divulgação, inicialmente solicitar informações sobre quais os padrões utilizados pela empresa.


Segundo D’Onofrio (1999, p. 72), acerca da elaboração de um artigo, cada revista tem seu corpo editorial que estabelece suas próprias normas de editoração, determinando o número de laudas e a tipologia de citação bibliográfica.


Alguns professores solicitam ao aluno um artigo científico ou pesquisa bibliográfica, denominando-os de paper, não sendo correta a utilização dessa palavra, já que na tradução para a língua portuguesa, em sentido amplo, pode ter várias acepções, como: papel, jornal, notícia, questionário, redação, resumo, comunicação, ensaio, artigo e outras. É importante ressaltar que não convém ser utilizada essa palavra, já que existe um grande número de trabalhos acadêmicos com seus respectivos nomes e estruturas, nos livros de metodologia dos trabalhos acadêmicos.


Geralmente, quando os professores solicitam papers referem-se a pequenos artigos científicos (possuem a mesma estrutura formal de um artigo) ou pesquisa bibliográfica (possuem a mesma estrutura formal de uma pesquisa bibliográfica).


Autoria do texto


Auro de Jesus Rodrigues


Referências utilizadas


D’ONOFRI, Salvatore. Metodologia do trabalho intelectual. São Paulo: Atlas, 1999.


LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 3. ed. rev. e ampl. São Paulo: Atlas, 1991.




8 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page